Qual a diferença entre certificado digital e assinatura digital?
- Jornal Rede Cidades
- 22 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Tecnologias que têm se mostrado fundamentais para impulsionar a transformação digital em diversos setores, garantem a confiabilidade e segurança necessárias para as operações no mundo digital
Atualmente, a tecnologia desempenha um papel fundamental na forma como realizamos transações e autenticamos documentos. Duas das ferramentas mais importantes para garantir a segurança e validade das informações são o certificado digital e a assinatura digital. Embora ambos sejam utilizados para fins de autenticação, é fundamental compreender suas diferenças para utilizá-los de forma adequada e eficaz.
O que é Certificado Digital?
O Certificado Digital é um arquivo eletrônico que contém informações sobre a identidade de uma pessoa física, jurídica ou de um dispositivo. Ele é emitido por uma Autoridade Certificadora e serve como um "documento eletrônico de identidade" que garante a autenticidade, integridade e não repúdio das informações.
Principais características:
Criptografia: utiliza criptografia para proteger os dados, garantindo que somente o destinatário correto possa acessar as informações;
Chaves criptográficas: contém um par de chaves criptográficas: uma chave pública, usada para criptografar os dados, e uma chave privada, conhecida apenas pelo titular do certificado, utilizada para descriptografar as informações;
Validade legal: suas assinaturas eletrônicas têm valor jurídico.
A Sempre Tecnologia, Autoridade Certificadora presente em Brasília, e mais de 25 filiais no DF, GO e TO, atua com parceiros em certificado digital e sistemas web de emissão de notas e gestão empresarial em todo o território nacional. Segundo Emerson Castro, diretor de Negócios da empresa, a ferramenta surgiu para gerar segurança na Web e para reduzir burocracias, deixando de lado papel e o jeito manual, que é ineficiente no mundo digital.
O que é Assinatura Digital?
A assinatura digital é a etapa final do Certificado Digital, ou seja, não há "assinatura digital" sem um certificado. Trata-se de uma técnica criptográfica usada para comprovar a autenticidade e integridade de um documento ou mensagem digital. Ela é aplicada eletronicamente, utilizando chaves criptográficas, em contraste com a assinatura manuscrita tradicional.
Ao receber o documento ou mensagem com este tipo de assinatura, o destinatário pode verificar sua autenticidade usando a chave pública contida no certificado. Isso garante que o conteúdo não foi alterado e que a assinatura foi de fato feita pelo titular, fornecendo uma maior segurança nas transações digitais e garantindo a validade legal em muitos países.
Portanto, todas as assinaturas geradas digitalmente, através do processo criptográfico podem ser consideradas assinaturas digitais, independentemente do tipo de documento ou mensagem em questão.
Comments